terça-feira, 21 de setembro de 2010

Origem - Como surgiu da "Queda de Braço em Três Lagoas - MS"


Há muito tempo, desde criança, gostava de praticar esse tipo de atividade entre os colegas de sala de aula. Na época, fazíamos de forma lúdica, valendo disputas como guaraná, lanche e ou outro tipo de "brinde". No entanto, sempre considerando a perspectiva da "brincadeira" e nunca como algo de "esporte" ou "profissional".
Quando já adulto, em atuação na escola, Escola Estadual Afonso Pena, continuei observando os "alunos" em horário vago do recreio. Lembrava-me dos meus momentos de criança, onde utilizava essas atividades para "passar o tempo" e evitava a correria, de uma certa forma, pratica esporte saudavelmente. Foi então, que fiz convites de parcerias a algumas pessoas, como ao diretor e alguns professores de Educação Física para que pudéssemos desenvolver um projeto no sentido de "Queda de Braço" envolvendo os alunos - não tive sucesso. Mesmo assim, o sonho não tinha acabado.
Continuei refletindo e buscando mecanismos de como implantar o Projeto em Três Lagoas, para culminar com o primeiro campeonato. Então recebi o apoio e incentivo de meu irmão, Edilson Ferreira da Silva, mais conhecido como "o Marrom", da minha esposa Cirley Suares de Freitas e de minha filha, Thais Ferreira de Freitas.
Foram mais de cinco anos, fazendo contatos com as autoridades, representantes e outros para conseguir o apoio e a autorização necessária. Muitos negaram patrocínio e não demonstraram o interesse suficiente em apoiar a ideia. Os únicos que ofereceram parceria foram os comerciantes do município de Três Lagoas, onde moro.
Um dos grandes estimuladores junto conosco é o Pedro Leite Alcamin que sempre está presente e contribui. Apesar de tudo, continuamos. Além das dificuldades de vencer o desafio para organizar o campeonato, tivemos que superar preconceitos em relação a nova modalidade, haja visto que no município de Três Lagoas, assim como no Brasil, tirando o futebol, voleibol, tênis, as demais categorias, não são tão valorizadas e ou divulgadas junto a população. Assim, graças ao apoio oferecido pela Maria Diogo, do SINTED (Sindicato dos Trabalhadores em Educação), conseguimos a autorização da Federação Sul Matogrossense de Luta de Braço, pelo Presidente da FSMLB – Luiz dos Santos, em 15/09/2008. A partir daí, damos início ao primeiro campeonato intitulado “1º Desafio de Queda de Braço - Inter Bairros”- onde tive que correr atrás de espaço físico, patrocínio e acima de tudo, fazer com que a divulgação e convites chegassem a todos os bracistas do município de Três Lagoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é bem vindo, porém, seja responsável.